Licínio Sousa

Quem sou eu

Designer gráfico com 10 anos de experiência, tudo começou quando entrei para a Faculdade de Letras para o curso de Geografia. “Não tem nada a ver!” deverá estar a pensar, e de facto, não tem, não fosse pelo facto de o primeiro contacto com o design ter sido realizado na Associação de Estudantes da mesma, da qual fazia parte.

Após esse primeiro e decisivo contacto, decidi pôr o curso de Geografia em StandBy e tirar um curso profissional de Design e Comunicação Gráfica na ETIC — Escola Técnica de Imagem e Comunicação, curso esse, que me permitiu aprofundar e adquirir bases para poder, enfim, mergulhar na arte do design gráfico.

Já a nível profissional desenvolvi projectos de imagem corporativa, cartazes, muppies, paineis para eventos e logotipos, animações 3D, anúncios para televisão, onde tentei, sempre que possível, proporcionar ao cliente um produto final com o qual, tanto o mesmo como eu, nos identificássemos.

De salientar uma animação 3D realizada para o Museu de Marinha, um anúncio para televisão do Festival de Sintra realizado para o Centro Cultural Olga Cadaval e os trabalhos de visualização de produto realizados para a Sonae. Em 2005 integra a equipa criativa da Capaetal onde fica até ao mês de Setembro de 2008.

Acumulava as funções de criativo, criação 3D, direcção informática e web.

Em Setembro de 2008 inicia um novo desafio ao aceitar o cargo de Director de Arte e formador de Cinema 4D e Photoshop na TOXIK: Escola de Criatividade Digital, tendo sido responsável pelo rebranding (que incluiu a mudança de nome de Toxik para Odd School) da mesma no ínicio do presente ano, que consistiu no acompanhamento e direcção de arte do logo e respectiva aplicação nos vários formatos assim como o estudo de usabilidade, wireframe e criação de webdesign do site da escola.

Para além de Director Criativo, acumula funções com o cargo de Coordenador do curso de Cinema 4D, onde o seu objectivo é criar e proporcionar a melhor oferta educacional no que diz respeito ao Cinema 4D.

No contexto da educação/formação participa em múltiplas formações como formador de WordPress e formador de Cinema 4D, tendo inclusivé participado como convidado da semana das novas profissões em Oliveira do Hospital.

Ministrou também, e já em 2012,  um curso de Cinema 4D Iniciação e um curso de Cinema 4D Avançado nas instalações da estação de televisão SIC ao seu departamento de motion graphics pela flag onde é um dos formadores residentes de Cinema 4D.

Em 2011 inicia uma colaboração com a blending, onde exerce as funções de designer/web designer sénior, onde desenvolve projectos para clientes como a Oracle, SAP, EMC, Linde, entre outros, tendo produzido trabalhos tão diversos como animações 3D, folhetos, brochuras e imagem corporativa, websites e aplicações web.

Ainda durante esta colaboração, renova o site da empresa.

O ano de 2011 viu iniciar-se uma nova parceria com a SIM.PT, onde é responsável pela criação e/ou adaptação de imagem,  para campanhas multi meio para cliente como a MTV, MultiMall Management, CommerzBank, entre outros.

É responsável pela gestão de projecto de todos os materiais impressos para a campanha “Escolinha do Figo”, que ocorreu durante o Euro 2012 nos vários centros comerciais da MultiMall Management (Forum Sintra, Forum Almada, etc.), assim como pela campanha MTV VJ Casting que atravessou o país nos mesmos centros comerciais.

É responsável, também, por protótipar os eventos da empresa, usando o Cinema 4D por forma a dar hipótese ao cliente de pré-visualizar o produto/evento que vai adquirir.

Actualmente desenvolve vários projectos como:

Wake_Up — Sócio fundador e responsável pela imagem e toda a componente técnica. Este projecto baseia-se na oferta de sites low cost de alta qualidade baseados na plataforma WordPress.

newli sustainably creative — Sócio fundador e responsável pelo product development da primeira agência de publicidade em Portugal totalmente orientada para o marketing e publicidade verde e sustentável.